Psicoterapia Individual

Trata-se do tipo mais comum de atendimento. Ele é realizado de maneira individual, ou seja, são realizados encontros com a presença somente da pessoa que procura ajuda e do Psicólogo Clínico, também chamado de Psicoterapeuta.

Entende-se por Psicoterapia os métodos de tratamento para problemas de natureza emocional, nos quais uma pessoa treinada, mediante a utilização de meios psicológicos, estabelece deliberadamente uma relação profissional com a pessoa que busca ajuda, visando remover ou modificar sintomas existentes, retardar seu aparecimento, corrigir padrões disfuncionais de relações interpessoais, bem como promover o crescimento e o desenvolvimento da personalidade (Wolberg, 1988).

Neste ponto, é importante mencionar que, para a Psicanálise, o sintoma é um sinal, não é o foco único ou a finalidade do tratamento. Portanto, quando Wolberg menciona o ato de se “remover ou modificar os sintomas existentes”, é importante que esteja claro que isso faz parte do tratamento, não sendo a finalidade deste.

Por seu método, a Psicoterapia dirige-se à psique pela única via praticável, a comunicação: seu instrumento de comunicação é a palavra (ou a linguagem verbal e pré-verbal). (…) A finalidade da Psicoterapia é curar e todo processo de comunicação que não tenha esse propósito (ensino, doutrinação, catequese) nunca será Psicoterapia. (Etchegoyen, 2004)

Erick Fromm (1983) afirma que a estrutura da sociedade moderna afeta o Homem de duas maneiras simultaneamente: ele fica mais independente, confiante em si e crítico, e fica mais isolado, sozinho e com medo.
Diante desta realidade, a Psicoterapia pode ser encarada como algo muito além do que um procedimento a ser adotado unicamente por pessoas que passam por determinadas crises. A Psicoterapia é um momento no qual o paciente pode parar e refletir sobre suas questões emocionais. Ou seja, além de atuar de maneira focada em determinados sintomas e queixas, a Psicoterapia pode também atuar de maneira preventiva, possibilitando um equilíbrio psíquico e emocional, em um constante processo de autoconhecimento e ressignificação.

A Psicoterapia é uma experiência que transforma; pode-se sair dela sem o sofrimento do qual se queixava inicialmente, mas ao custo de uma mudança. Na saída, não se é a mesma pessoa sem dor; mas uma outra pessoa, diferente. (…) Busca-se o estado no qual o paciente possa viver plenamente, dentro dos limites impostos por sua história e por sua constituição. (Calligaris, 2004)

Simbolicamente, podemos ilustrar essa mudança proveniente do processo psicoterapêutico através do vídeo abaixo. Na primeira parte, a personagem “recua” diante de diversas situações difíceis. Na segunda parte do vídeo, ela avança e enfrenta as situações até que, ao final, percebe que seu maior medo não era exatamente o que parecia.

Caso tenha o interesse em iniciar esse processo de mudanças, clique aqui.

Referências

Calligaris, C. (2004). Cartas ao um jovem terapeuta: reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos. Rio de Janeiro: Alegro.
Etchegoyen, R. H. (2004). Fundamentos da técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas.

Fromm, E. (1983). O medo à liberdade. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Wolberg, L.R. (1988). The technique of psychotherapy, V. 1. Filadélfia: Grunet Stratton

Psicoterapia de Casal

Na Psicoterapia de Casal, são realizados encontros entre o Psicólogo Jardel Estevão e o casal que busca ajuda. Trata-se de uma importante ferramenta para que se busque uma forma harmônica de se relacionar. O objetivo principal é procurar o melhor caminho para a saúde mental dos envolvidos no relacionamento. Temas diversos são abordados, como dificuldades de comunicação, sexualidade, relação com filhos, problemas familiares gerais, traição, ciúmes etc.

Um bom momento para se procurar a Psicoterapia de Casal é quando o casal tem dificuldades de comunicação. Isso pode ser evidenciado quando um casal briga demais ou, de forma oposta, quando um casal conversa pouco, vivendo em um constante silêncio vindo de uma ou de ambas as partes. Uma outra situação muito comum é quando a tolerância entre o casal está baixa, percebemos isso quando um quer conversar e o outro não tem paciência de ouvir, ou quando conversas de temas diversos acabam em provocações e ironia, esses todos são indícios de que está na hora de iniciar a Psicoterapia de Casal.

É importante mencionar que, quanto antes o casal procurar ajuda, melhor. Quanto mais o tempo passar, a tendência é os problemas deteriorarem mais a relação, tornando-se difícil a reaproximação do casal.

Caso tenha o interesse na Psicoterapia de Casal, clique aqui.
Para casais em que os membros estão separados fisicamente, seja por viagens ou em relacionamentos à distância (namoros virtuais), existe a possibilidade de se realizar o Atendimento Online de Casal, para saber mais sobre essa alternativa clique aqui.

Psicoterapia Familiar

A Psicoterapia Familiar tem o objetivo de buscar a harmonia das relações familiares, sendo indicada em casos em que a família está em conflitos constantes, buscando a reorganização das relações e, com isso, tornando o ambiente mais saudável. Trata-se de uma importante ferramenta em momentos em que a família passa por situações que alterem sua estrutura, como em falecimentos, traições, nascimentos, casamentos, viagens longas, álcool, drogas etc.

Existem duas formas de realizarmos a abordagem familiar:

1) Atendimento em Conjunto

Neste tipo de atendimento, o Psicólogo Jardel Estevão realiza atendimentos em conjunto com dois ou mais membros da mesma família. Através destes encontros, busca-se a reorganização das relações entre os envolvidos e, com isso, a diminuição dos conflitos.

2) Atendimentos Individuais – Equipe de Psicólogos

Neste tipo de abordagem, o Psicólogo Jardel Estevão realiza atendimentos individuais com um membro da família e encaminha os demais membros envolvidos nos conflitos a outros Psicólogos de sua equipe. Dessa forma, cada membro da família passa pelo processo de Psicoterapia Individual e, com isso, a harmonia familiar acaba sendo obtida como consequência do equilíbrio emocional alcançado nas Psicoterapias Individuais.

A Família possui uma importância fundamental para a grande maioria das pessoas, sendo que ela pode evitar crises emocionais em um indivíduo que esteja em uma situação mais delicada. Podemos apontar a família como sendo uma “proteção” para um eventual momento de “crise”, como um “cinto de segurança” em um “acidente de carro”, o que é simbolicamente mostrado no vídeo abaixo:

Quando um dos membros da família passa por problemas, muitas vezes os outros membros, estando bem equilibrados, podem servir de base para ajudar a pessoa com problemas a se recuperar. O vídeo abaixo, simbolicamente, ilustra um pouco disso.

Caso tenha o interesse nos atendimentos familiares, clique aqui.

Atendimento Online Individual

Essa alternativa, regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia através da Resolução CFP 011/2012, é uma ótima ferramenta no objetivo de levar o atendimento psicológico ao máximo de pessoas que precisem, em qualquer local do Brasil ou do mundo.

Atendimento Online é um atendimento realizado através da internet, utilizando o programa de comunicação por vídeo Skype. Ou seja, durante este atendimento, o paciente vê seu Psicólogo na tela do seu computador e se comunica com ele através da câmera de vídeo.

Esse tipo de atendimento destina-se a:

  • Pessoas localizadas em regiões com difícil acesso a clínicas de Psicologia
  • Pessoas localizadas fora do país
  • Pessoas tímidas, que possuam dificuldade em ir a um consultório de Psicologia
  • Pessoas que estejam em quadros clínicos que dificultem o acesso a clínicas de Psicologia, como Depressão, Síndrome do Pânico, Fobia Social etc
  • Pessoas que possuam muitas atividades diárias e, com isso, tenham dificuldade de ir a um consultório de Psicologia
  • Pessoas que queiram a comodidade de serem atendidas sem sair de casa
  • etc

Para saber mais sobre o Atendimento Online, clique aqui.

Atendimento Online de Casal

Os membros de um casal, por diversos motivos, podem estar fisicamente distantes um do outro. Percebemos isso nos relacionamentos à distância, também chamados de “namoros virtuais” ou “namoros pela internet”. Além desses casos, temos também os casais que, a princípio, vivem juntos, mas são obrigados a passar períodos separados fisicamente, seja por motivos de estudo, trabalho ou outras questões.

Buscando ajudar os casais que, por qualquer motivo, estão distantes um do outro, é oferecido o “Atendimento Online de Casal”. Nesse tipo de serviço, é usado o programa de comunicação por internet Skype, sendo estabelecida uma conexão entre três computadores: cada membro do casal e o Psicólogo. Utiliza-se a ferramenta de videoconferência do programa Skype e, dessa forma, a tela do computador é dividida de forma a ser possível ver duas pessoas ao mesmo tempo: o Psicólogo vê os dois membros do casal enquanto cada um deles vê, ao mesmo tempo, seu companheiro e o Psicólogo.

Caso tenha o interesse no Atendimento Online de Casal, clique aqui.

Constelação Familiar

A Constelação Familiar é uma técnica inovadora no tratamento de problemas emocionais intimamente ligados a questões familiares. Existem duas possibilidades de aplicação da técnica: atendimento em grupo e individual.

Atendimento em Grupo

Trata-se de uma vivência em grupo em que algumas pessoas são consteladas e outras pessoas comparecem ao local para assistir e participar do processo. Se você quiser participar, entre em contato para saber a agenda dos próximos eventos.

Atendimento Individual

Nesse tipo de atendimento, as Constelações Familiares são realizadas individualmente e são utilizados bonecos como representantes do paciente e de outras pessoas intimamente relacionadas à questão a ser trabalhada. Além dos bonecos, o facilitador também pode utilizar outras ferramentas de trabalho, dependendo de cada caso.
Se você quiser saber mais sobre as Constelações Familiares, clique aqui 
Menu